top of page
Buscar
  • Foto do escritorMárcia Casali

Ministério da Educação divulga versão 2.0 do Aplicativo Clique Escola


O desenvolvimento da nova versão do aplicativo também conta com a participação do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.


O Aplicativo Clique Escola (Android e IOS) recebeu melhorias de desempenho e novas funcionalidades. A versão 2.0 foi lançada na última quinta-feira (09) e, já está disponível para download e atualização.


Além da ampliação dos dados educacionais disponíveis para todo cidadão interessado, a plataforma oferece agora a oportunidade de interação entre os diretores escolares do país e um espaço para divulgação de projetos escolares. O aplicativo também tem a função de ser um canal de comunicação do Ministério da Educação (MEC) com as instituições de ensino.


A iniciativa é fruto de uma parceria entre o MEC e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Centro de Informática. A primeira versão do Clique Escola, lançada em 2020, obteve 215 mil downloads. Dessa forma, a comunidade escolar e sociedade terão acesso às informações sobre repasses financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), e dados educacionais, das mais de 180 mil escolas públicas e privadas de educação básica do país.


“O Clique Escola é uma importante ferramenta de participação social, por meio do qual gestores, diretores, professores, estudantes e cidadãos podem acompanhar a situação da Educação Básica do país”, declara o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito.


As informações contidas no aplicativo são extraídas de banco de dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o coordenador do projeto na UFPE, professor Alex Sandro Gomes, “o diferencial do Centro de Informática para este projeto foi fazer um trabalho etnográfico, envolvendo diretores de escolas de todas as regiões do Brasil para criar funcionalidades que fizessem sentido para eles”.



Fonte: Secom

Matéria publicada em 11 de dezembro de 2021 - La Derecha Diario

2 visualizações0 comentário
bottom of page